A Prefeitura de Garanhuns vai mudar a forma de escolha dos gestores escolares da sua Rede Municipal de Ensino. Atualmente a escolha desses profissionais se dá por livre indicação da Secretaria de Educação, muitas vezes sem o critério técnico e a competência necessária para a ocupação deste importante cargo, mas o Governo Municipal lançou edital e abriu uma seleção simplificada para preenchimento destas vagas pela via da seleção simplificada, ou seja, um mini concurso interno, com múltiplas etapas.
Uma pesquisa encomendada pelo Itaú, feita entre os próprios gestores escolares de todo o país, apurou que 66% deles preferem que a escolha para o cargo seja feita pela via da seleção e não da indicação pura e simples. O cargo de gestor escolar é uma função altamente complexa e os critérios técnicos precisam ser considerados nessa escolha. Sai a peixada entra a competência e o preparo técnico.
Com relação ao edital de Garanhuns ele está disponível no site da prefeitura. São 39 vagas a serem ocupadas em cadastro de reserva. As escolas integrais do município não entram nesse rol. Podem participar qualquer professor efetivo que não esteja em estágio probatório
As inscrições serão gratuitas, e estarão abertas ate o dia 11 de outubro de 2022, O processo de seleção simplificada será composto por 3 etapas.
II- Elaboração e apresentação de plano de gestão, de acordo com as diretrizes estabelecidas neste edital;
III- Análise curricular de títulos e experiência, conforme especificado neste edital.
7.1.1 – Etapa 01 (Prova Escrita - Objetiva): de caráter eliminatório e classificatório, com peso 5,0 (cinco), realizada em formato presencial na
Colégio Municipal Padre Agobar Valença, situada na Avenida Caruaru, nº 853, Heliópolis, Garanhuns - PE.
Além de Garanhuns, outros municípios do estado também aderiram a esta forma de escolha e abriram seleção simplificada para gestores escolares, como é o caso de Bezerros e Arcoverde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.