Desde julho, Garanhuns, em PE e Eldorado, em SP, são acompanhadas pela Folha de S.Paulo em uma série de reportagens sobre o desenrolar da eleição presidencial nos berços de Lula e Bolsonaro. Eldorado é o local onde Bolsonaro viveu dos 11 aos 18 anos. Garanhuns todo mundo sabe que é o berço natal de Lula, já que Caetés quando Lula nasceu pertencia ao município.
Desta vez um dos ouvidos pela Folha em Garanhuns foi o vereador Bolsonarista Thiago Paes. O parlamentar já se envolveu em várias polêmicas; a principal delas foi dar voz de prisão a um motorista de carro de som aqui em Garanhuns por este estar vinculando músicas com críticas ao presidente. Na época Paes, equivocadamente, invocou a Lei de Segurança Nacional para a voz de prisão. A legislação foi revogada pouco depois pelo STF.
Á Folha, o vereador disse que Bolsonaro vai ampliar a votação em Garanhuns passando dos 20 mil votos. No 1º turno Lula teve 54.260 votos contra 17.690 votos de Bolsonaro. Para Paes, o presidente crescerá sua votação em mais de 2500 votos em Garanhuns por que Lula perderá fôlego pela abstenção maior de sua base e por migração de parte dela para o lado do Mito, forma como os bolsonaristas se referem a Bolsonaro.
“As pesquisas sempre erram e colocam Bolsonaro para baixo. O presidente está crescendo na região e vai passar dos 20 mil votos em Garanhuns”,
Paes ainda disse à Folha que considera a cidade “ainda muito apegada ao passado”, mas profetiza a subida de Bolsonaro graças ao empurrão de indecisos. Para ele, o presidente será reeleito.
De acordo com o jornal paulista, os bolsonaristas seguem a regra de relativizar a fala do presidente: alegam que ele fala com espontaneidade e que, muitas vezes, suas declarações são mal interpretadas ou tiradas de contexto por apoiadores de Lula para atacá-lo.
Com relação a fala do presidente sobre analfabetismo e votação de Lula no Nordeste, Paes disse que Bolsonaro quis culpar o governo Lula, e não a população”. “Bolsonaro quer libertar de verdade [as pessoas] e trazer emprego e renda. Os governadores ligados a Lula não querem que o Nordeste tenha uma educação de qualidade porque tentam fazer militantes para defender o lulismo, frisou o vereador bolsonarista garanhuense..
Com informações da Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.