O Governo do Estado está com licitação aberta para contratação de uma empresa para realizar obras e reparos na Barragem de Inhumas, em Garanhuns. O reservatório foi construído em 1974 e sofre danos por conta da ação deletéria do tempo. A justificativa é exatamente essa, reparar para aumentar a vida útil do reservatório, mas, segundo o termo de referência da licitação consultado pelo portal V&C, a barragem Inhumas apresenta diversas patologias verificadas em inspeção de segurança regular que atestaram a condição de ALERTA da barragem, significando risco à segurança da barragem, devendo serem tomadas providências para a eliminação do problema.
O custo previsto para os serviços objeto deste Termo de Referência está orçado em R$ 1.989.436,96 (um milhão, novecentos e oitenta e nove mil, quatrocentos e trinta e seis reais e noventa e seis centavos),
É a segunda reforma pela qual passará a barragem de Inhumas, a primeira ocorreu em 1997 quando houve o alteamento de cerca de 2 metros no barramento.
De acordo com o termo de referência, no paredão, na região de encontro entre o concreto novo e o concreto antigo possui uma fissura no paramento de montante que requer reparo a fim de não comprometer a segurança da barragem, bem como proteger o barramento das ações que a infiltração da água pode provocar.
Ainda segundo o documento a que o V&C teve acesso, a barragem possui fissuras e percolações que requerem tratamento. Outro ponto relevante diz respeito à galeria de inspeção que se encontra totalmente inundada e sem equipamentos de esgotamento automático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.