Moradores da cidade de Jupi, no Agreste de Pernambuco, têm se preocupado com o risco apresentado pela estrutura da barragem de Santa Rita, que fica localizada na zona rural do município. O paredão que retém a barragem apresenta buracos e rachaduras e acende o alerta para o risco de rompimento. A situação foi registrada por meio de um vídeo compartilhado nas redes sociais. (Assista acima)
De acordo com o Secretário de Agricultura de Jupi, Valdenor Severo, um ofício foi enviado à Compesa e à Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em janeiro para realizar uma vistoria no local. No entanto, o município recebeu resposta apenas da Apac, que assegurou que uma equipe será enviada ao local para verificar a situação, mas até o momento não agendou a visita.
Essa barragem é do Estado mas, como está dentro do município, a gente tem essa preocupação porque existem famílias que, caso essa barragem estoure, vão ser afetadas por isso", explicou Severo.
A Compesa informou ao g1 por meio de nota que a barragem Santa Rita já passou por vistorias e a última realizada no dia 25 de janeiro deste ano. "De acordo com as inspeções já desenvolvidas, a barragem não apresenta risco de ruptura, entretanto, a Compesa ainda está fechando o diagnóstico para definir as ações de manutenção necessárias do reservatório", diz o texto.
Do g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.