quarta-feira, 22 de março de 2023

O COFRE SECOU: Secretária de Educação de Garanhuns diz que no momento município não pode pagar reajuste do piso e professores podem entrar em greve em abril

 


Em uma assembleia realizada na semana passada, professores municipais de Garanhuns decidiram por entrar em estado de greve. Por enquanto aulas seguem normais, mas o termo significa um alerta ao prefeito Sivaldo Albino de que, se o reajuste do piso nacional da educação, que esse ano foi de 15%, não for pago, a categoria vai paralisar as atividades, tendo até data para isso acontecer. 10 de abril.

O problema é que, segundo a Secretária Wilza Vitorino, uma reunião com o sindicato e com o prefeito foi marcada para o ainda distante 27 de abril e a paciência dos educadores com a situação está se acabando já que, durante toda a administração atual, foi passada a ideia e sensação de que a saúde financeira, no que se referia a Educação, era invejável. Tanto é que ano passado o Governo Municipal concedeu de forma total e linear a íntegra do reajuste do piso dos professores, que naquela ocasião foi de 33%

Falando em Wilza, ela usou suas redes sociais para dizer, entre outras coisas que no momento o município de Garanhuns não tem condições econômicas e financeiras para dar o reajuste aos professores municipais. O cofre secou e, segundo a gestora, a folha da educação está comprometida em quase sua totalidade com o pagamento dos educadores.


O portal V&C assistiu o vídeo e traz os principais pontos da fala de Wilza Vitorino.


FOLHA DO FUNDEB COMPROMETIDA COM O PAGAMENTO DE PROFESSORES

A secretária disse que 100% do que o município recebe do Fundeb está sendo destinado ao pagamento dos professores e não mais os 30% para investimento com 70% para pagamento, como era feito anteriormente. 

EM SETEMBRO SALÁRIO DE PROFESSORES FOI PAGO COM RECURSOS PRÓPRIOS

Wilza também disse que no mês de setembro a folha de professores municipais foi paga com recursos próprios, cerca de 9 milhões de reais.

SINPRO ERA CIENTE DA SITUAÇÃO, DISSE A SECRETÁRIA

A secretária falou que o sindicato (Sinpro) era ciente da situação de penúria explicada por ela no vídeo. Ela ainda pediu ao sindicato que fosse a Brasília fazer uma mobilização para pressionar O Governo Federal no incremento de repasses dos recursos, na proporção do reajuste dos professores. 


GESTORA CRITICOU QUEM ESTÁ SE APROVEITANDO DA SITUAÇÃO PARA ATIRAR PEDRAS NELA E NO PREFEITO

Wilza criticou quem tem se utilizado da situação para atacar ela e o prefeito, citando vereadores e o próprio Sinpro ao dizer que o sindicato teria dito que as portas do Palácio Celso Galvão estariam fechadas para o diálogo em torno do delicado assunto 

NÃO É NÃO QUERER, É NÃO PODER, DISSE A GESTORA.    Wilza ainda disse que informou o TCE e o Ministério Público sobre a impossibilidade da concessão do reajuste aos professores municipais neste momento

SOBRE O REAJUSTE DO PISO

O reajuste de  15% elevou o piso dos professores, R$ 3.845,63. para R$ 4.420,55 em 2023. Ano passado o Governo Municipal de Garanhuns pagou o reajuste do piso, o que não ocorreu este ano, até o momento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...