sábado, 29 de abril de 2023

Garanhuense que lutou no front da 2ª Guerra Mundial e ajudou a derrotar o nazismo completa 99 anos



Ele simplesmente ajudou o mundo a derrotar o mais sanguinário e cruel ditador que o mundo já conheceu, o terrível Adolf Hitler. Ao completar 99 anos neste sábado, 29 de abril, este personagem  talvez seja uma das últimas testemunhas vivas que presenciaram in loco o conflito mais sangrento da história.

Estamos falando do garanhuense, Veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), José Ribeiro da Silva. Em 1945, aos 21 anos, se juntou a outros brasileiros e partiu para a Itália formando o contingente de países aliados na 2ª Guerra Mundial, responsável por livrar o mundo do Nazismo.

Antes da convocação José Ribeiro servia no 21º Batalhão de Caçadores, uma unidade do Exército que funcionava onde hoje é a Vila Militar do 71º BI Mtz,no Bairro Heliópolis. 

21º BC

O batalhão foi extinto e sua história repousa no Arquivo do Exército, no Rio de Janeiro. Em 2011, este editor esteve pessoalmente no Rio em busca do resgate da história do 21º Batalhão de Caçadores aqui em Garanhuns, mas,  à época, todo o material estava sendo digitalizado o que inviabilizou nosso acesso a este rico acervo.

Voltando ao nosso herói, Ribeiro nasceu em 29 de abril de 1924, em Garanhuns. Por sua atuação na 2ª Guerra,, recebeu a Medalha de Campanha, um reconhecimento por sua contribuição e bravura. 

 Na época em que Hitler quase dominou o mundo,  uma frase se popularizou.  A de que era mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra. Graças ao Soldado José Ribeiro, e centenas de outros brasileiros que estiveram no front, A COBRA FUMOU. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...