sexta-feira, 28 de abril de 2023

Garanhuns tem saldo discreto na geração de empregos em março, mas 1º trimestre de 2023 fecha com situação positiva



Quando este portal começou a acompanhar os dados do Caged ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e isso já tem mais de 10 anos, o Comércio era responsável pela maioria dos empregos gerados em Garanhuns. De 2020 pra cá essa situação mudou e o Setor de Serviços passou a ser a locomotiva de geração de vagas de trabalho aqui no município.

Não foi diferente no mês passado, que teve os dados de emprego divulgados nesta sexta-feira (28).  Apesar do tímido resultado em março, (Garanhuns só gerou 20 vagas de emprego), coube novamente ao Setor de Serviços segurar a peteca, com 41 postos de trabalho gerados.

Vejam como funciona: O Caged Trabalha com o cálculo que leva em consideração a diferença de contratados e demitidos com carteira assinada. 

Desta forma, em março, Garanhuns contratou 689 trabalhadores formais, mas 669 foram demitidos perfazendo o tímido saldo de 20 vagas novas. 

Pernambuco conseguiu um resultado ainda pior apresentando um saldo negativo de cerca de 5 mil vagas. Mesmo assim, o Governo Raquel Lyra avaliou como positiva a situação já que no trimestre, que engloba os meses de janeiro, fevereiro e março, o estado ficou com o saldo positivo de 2.411 vagas.


Dentro desse contexto avaliado como altamente positivo pelo Governo do Estado, a situação de Garanhuns no 1º trimestre também é satisfatória. A cidade tem um saldo de 1.117 vagas nos três primeiros meses do ano e aqui vemos mais uma vez o setor de Serviços como carro chefe da nossa geração de empregos com 1.185 vagas abertas.  

E o Comércio? Esse agoniza faz tempo. Teve saldo negativo de 52 postos de trabalho. A Construção Civil menos sete e a Indústria ( CADÊ A ACIG)? menos 4.

VAGAS ATIVAS.

Atualmente, segundo o Caged, Garanhuns tem 22 mil pessoas trabalhando com carteira assinada. Destas, 12 mil estão no Setor de Serviços, cerca de sete mil trabalham no Comércio e 2 mil na Indústria


O QUE É O SETOR DE SERVIÇOS


Agrega atividades de prestação de todos os variados tipos de serviços para a sociedade, num espectro amplo, que vai desde limpeza, atendimento ao consumidor, transporte, até suporte técnico, serviços do setor tecnológico e informacional e finanças de modo geral. 


São exemplo de profissões do Setor de Serviços  ( existem muitas outras)

"Educação;

Funcionalismo Público

Informática e comunicação;

Advocacia;

Mecânica;

Transporte e logística (por exemplo, motoristas);

Telemarketing e atendimento ao cliente;

Segurança;

Limpeza (urbana ou residencial); Serviços domésticos

Turismo (agentes, guias);

Finanças (profissionais do mercado financeiro);

Atividades hospitalares e da saúde em geral;

Restaurantes e bares"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...