segunda-feira, 19 de junho de 2023

Reativação do circuito do frio, ou seja lá qual for o nome que o Governo do Estado vá dar, não deve significar diminuição de recursos para o FIG

 


A governadora Raquel Lyra quer reativar o circuito do frio, ou seja lá que nome ela vá dar, em cidades pernambucanas onde a temperatura é amena. A ideia é excelente e justa, mas a forma como o Governo do Estado está conduzindo esta questão, ou pelo menos a forma com que ele faz a sociedade de Garanhuns enxergar, é desastrosa e equivocada.

O Governo criou o nome Festival de Inverno de Pernambuco para se referir a esta ampliação de cidades do polo frio, e a governadora usou o termo no último final de semana em Arcoverde. É inapropriado.

 Santa Catarina é o estado mais frio do Brasil, mas lá não há um Festival de Inverno de Santa Catarina. Há sim festivais nos municípios como forma de valorizar o turismo e a cultura local. Da mesma forma ocorre no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Rio de Janeiro.  

Pegando um gancho de vários comentários de leitores do portal, vem o exemplo de Caruaru, onde Raquel Lyra foi prefeita. O São João de Caruaru é O São João de lá, de Caruaru. Não é o São João de Pernambuco. Que se crie então o Festival de Inverno de Serra Negra,   de Taquaritinga, de Gravatá, de Triunfo, mas que se preserve a importância, a história, o pioneirismo, mas principalmente a integridade do investimento do FIG.

Isso porque criação de outros polos do frio não deve significar a pulverização de recursos do FIG para estes polos. Cada município merece um investimento único no setor. Não se pode descobrir um santo para cobrir outro, ou criar um evento novo destruindo ou diminuindo o outro. 

Se a governadora vai ampliar esse polo turístico do estado tem que começar a utilizar a nomenclatura correta para afastar a angústia dos que amam o FIG  e querem ver ele cada vez mais gigante . Ela deveria ter dito na entrevista que concedeu em Arcoverde algo parecido com :  TERMINADO OS FESTEJOS JUNINOS, VAMOS DAR INICIO AO CIRCUITO DO FRIO, ROTA DO FRIO, OU SEJA LÁ O NOME QUE O GOVERNO  VÁ ESCOLHER, COMEÇANDO PELO GRANDIOSO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. ISSO SIM SERIA RESPEITO À CIDADE, AO EVENTO E A SUA IMPORTÂNCIA PIONEIRA PARA PERNAMBUCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...