Eram por volta das 18 horas da terça-feira, 11 de julho, quando veio a ordem de suspender a montagem das barracas adquiridas por quem vai comercializar bebidas e alimentos na Praça Mestre Dominguinhos durante o FIG 2023. Inquieto, um dos proprietários dos quiosques andava de um lado para outro entre a gigantesca estrutura metálica que começava a ganhar forma: "Não é certo colocar o camarote da acessibilidade na frente das barracas, pagamos caro pelo espaço, desta forma vou pedir meu dinheiro de volta" reclamou o comerciante. A medida que a noite avançava o senhor ficava mais impaciente. "Fui na Secretaria de Cultura e não consegui falar com a Secretária Sandra Albino, seria bom que ela viesse aqui. Vou procurar o Ministério Público, desta forma não pode ficar.
Dois dias depois, o camarote da acessibilidade não só foi montado à frente das barracas como praticamente ficou colado nestas. Não há informações se o dono da barraca desistiu do contrato ou entregou a estrutura, provavelmente não. Vitória da acessibilidade.
No FIG passado o camarote para as pessoas com algum tipo de deficiência ficou bem distante do palco, o que gerou frustração e reclamação dos frequentadores. No Festival Viva Garanhuns a situação foi corrigida por orientação do Ministério Público e o camarote da acessibilidade avançou para bem mais próximo do palco, no mesmo lugar onde a estrutura foi montada para o Festival de Inverno 2023.
COMO AGENDAR
📞📧 O agendamento tem início nesta segunda-feira (17) no horário das 8h às 14h, pelos telefones: (87) 3762-7082, (87) 9 8127-7665; ou presencialmente, na Casa dos Conselhos, situada na avenida Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis. Para as pessoas com deficiência auditiva, a marcação pode ser feita pelo WhatsApp da Central de Libras (81) 9 9736-2015 e e-mails: cilguns2021@gmail.com ou comudegaranhuns@hotmail.com. O agendamento vai até o último dia do FIG, domingo (30). O camarote abre a partir das 19h30 e funciona até o encerramento do último show.
Devido a capacidade limitada, inicialmente, cada pessoa poderá escolher duas noites para o uso do espaço, porém, de acordo com o número de agendamentos, essa quantidade de dias poderá aumentar. A iniciativa é realizada por meio das Secretarias de Cultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.