O otimismo do Governo do Estado que vem comemorando, através de suas redes sociais, os números do 31º Festival de Inverno de Garanhuns não chegou até os barraqueiros que adquiriram o espaço para comercializar alimentos, bebidas e artesanato na Praça Mestre Dominguinhos. É inegável que o FIG 2023 preservou sua essência e tradição no que se refere a heterogeneidade cultural nos diversos polos, mas, na Praça Mestre Dominguinhos, as coisas não fluíram como de costume.
A repórter Marla Gama conversou com dois dos personagens principais da festa. Não foi nenhum artista ou turista, mas um barraqueiro e um garçom que dependem diretamente do sucesso e da boa formatação do evento para faturarem e levar o pão para casa. Deles, ouvimos uma história diferente onde nem tudo são flores.
Um dos personagens é Seu Gonzaga. Residente em Caruaru, ele coloca barraca no FIG há 30 anos, mas este ano disse que ficaria no prejuízo . "Foi fraco. Nos FIGs antigos a gente tinha certo lucro, e neste ficaremos no prejuízo. Foi mal organizado. Isso aqui é um festival de nome e vai deixar cair por besteira?" desabafou o comerciante.
Segundo Gonzaga, os políticos não têm uma visão realista da movimentação das barracas e da praça como um todo.
"Pra os políticos tá tudo certo. Eles estão nos camarotes. Quem sabe o quanto foi fraco sou eu que estou vendendo aqui. As vendas foram fracas. Nunca deixei de vender no FIG oito barris de chopp. Desta vez vendi 3 a semana toda. Não sei se foi se o povo tava sem dinheiro, mas algo aconteceu, "disse Seu Gonzaga.
Quem também lamentou o baixo movimento foi Seu Zé, um garçom que trabalhou nestes 10 dias de FIG em uma das barracas da Praça Mestre Dominguinhos.
O profissional autônomo revelou que os únicos dias de bom movimento foram no domingo, 23, na apresentação de Simone Mendes, na segunda, 24, que foi a noite do brega, e neste sábado, 29, noite em que se apresentou Carlinhos Brown, Paulo Miklos, Ave Sangria, Zé Lucas, Jam 212 e Volver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.