quarta-feira, 5 de julho de 2023

Mais de 700 municípios brasileiros se rebelam contra números do censo 2022

 



QUERIDA, ENCOLHI A CIDADE.

Nos anos 80, um filme fez muito sucesso na Sessão da Tarde. Querida Encolhi as Crianças falava sobre um cientista que acidentalmente encolheu os filhos. A analogia pode ser facilmente aplicada ao Censo 2022.

Garanhuns teve um aumento no número de habitantes de 10,8% em 2022, em relação a 2010, mas há muitas cidades onde a população encolheu, como é o caso de Recife e Olinda. 

Aqui no Agreste Meridional há casos também em Palmeirina, que perdeu 1.150 habitantes, Saloá com perda de 1.473 habitantes e Terezinha . Já Bom Conselho, cidade de porte maior aqui no Agreste, perdeu 1243 habitantes.

Preocupadas com a perda de recursos, mais de 700 prefeituras de todo o país, devem acionar a Justiça para pedir revisão dos dados populacionais do censo.

A quantidade de moradores impacta diretamente os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita importante para a maioria das cidades brasileiras. Menos habitantes significa menos FPM.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 770 cidades receberão menos recursos do FPM devido à população menor contada pelo Censo Demográfico de 2022, 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar 198, evitando a queda brusca nos repasses do FPM para as cidades que tiveram redução populacional. A norma prevê uma transição de dez anos para que os municípios se enquadrem no novo índice, atenuando gradativamente a redução do recurso. Conforme a CNM, a lei beneficia de imediato 1.019 cidades, que terão a perda escalonada.

O IBGE defendeu a qualidade e confiabilidade do Censo 2022, mas.mesmo assim, muitos municípios preparam ações contra o resultados . A CNM, por exemplo, propôs uma recontagem geral da população já em 2025. 

O portal tentou contato com Nogueira, presidente da Codeam e prefeito de Calçado, para saber se a redução impacta alguma cidade integrante do consórcio, mas, até o fechamento desta publicação, não havíamos obtido resposta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...