quarta-feira, 23 de agosto de 2023

3ª em PE e 8ª no Nordeste, Garanhuns sobe 59º posições e se destaca como uma das cidades que mais avançaram no país no ranking de competitividade dos municípios 2023

 


Garanhuns foi um dos municípios que mais avançaram no Nordeste no ranking de Competitividade dos Municípios realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove a Seall. Os dados foram divulgados nesta semana. A cidade subiu 59 posições, saindo do 254º lugar obtido ano passado, para a 105ª posição no país este ano.

O levantamento faz uma análise da competitividade em cidades com mais de 80 mil habitantes. Todos os municípios foram avaliados em 13 pilares: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.




DESTAQUES

Os itens  em  que Garanhuns mais se destacou foram: Capital Humano onde a cidade tem a 12ª melhor colocação do ranking e Funcionamento da Máquina pública onde o município obteve a 32ª colocação no pais

COLOCAÇÃO NO NORDESTE E EM PERNAMBUCO

Pegando somente as cidades nordestinas, Garanhuns obteve a 8ª colocação no ranking da CLP, subindo 8 posições em relação a 2022. 

Recife foi a única cidade do Nordeste a figurar na lista das 50 cidades mais competitivas do país. 

Quando desmembramos o ranking do Nordeste, excluindo-se as capitais, Garanhuns crava a 3ª posição geral, atrás somente de Sobral e Caruaru.

DESAFIOS

Apesar da melhora considerável, Garanhuns ainda tem desafios a vencer, como por exemplo, melhorar sua inserção econômica, sustentabilidade fiscal, acesso e qualidade da saúde, segurança e meio ambiente . Com relação à qualidade da saúde, apesar de ocupar apenas a 209ª posição em 2023, a cidade subiu 143 posições em relação a 2022.


DESEMPENHO EM PERNAMBUCO

Em Pernambuco, todos os municípios analisados apresentaram melhora em relação a 2022, com exceção de Petrolina, que perdeu cinco posições e ficou em 263º lugar. Apesar do desempenho do Recife, poucos municípios fazem companhia à Capital no Ranking dos 200 mais competitivos do País. Apenas Caruaru (181º) e Garanhuns (195º) aparecem na lista


CORREÇÃO: 


DIFERENTEMENTE DO PUBLICADO ANTERIORMENTE, GARANHUNS NÃO FOI A CIDADE QUE MAIS AVANÇOU NO RANKING DE COMPETITIVIDADE NO NORDESTE E SIM UMA DAS 5 QUE MAIS AVANÇARAM JUNTO COM SÃO CRISTÓVÃO E NOSSA SENHORA DO SOCORRO, EM SERGIPE, E SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE E GOIANA, EM PERNAMBUCO.   


ENTRETANTO NENHUM DOS CINCO MUNICIPIOS ESTÁ A FRENTE DE GARANHUNS NO LEVANTAMENTO GERAL DE CIDADES DO NORDESTE ONDE GARANHUNS SUBIU DA 16° PARA A 8 ° POSIÇÃO. 


 A PUBLICAÇÃO FOI CORRIGIDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...