Garanhuns foi um dos municípios que mais avançaram no Nordeste no ranking de Competitividade dos Municípios realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove a Seall. Os dados foram divulgados nesta semana. A cidade subiu 59 posições, saindo do 254º lugar obtido ano passado, para a 105ª posição no país este ano.
O levantamento faz uma análise da competitividade em cidades com mais de 80 mil habitantes. Todos os municípios foram avaliados em 13 pilares: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
DESTAQUES
Os itens em que Garanhuns mais se destacou foram: Capital Humano onde a cidade tem a 12ª melhor colocação do ranking e Funcionamento da Máquina pública onde o município obteve a 32ª colocação no pais
COLOCAÇÃO NO NORDESTE E EM PERNAMBUCO
Pegando somente as cidades nordestinas, Garanhuns obteve a 8ª colocação no ranking da CLP, subindo 8 posições em relação a 2022.
Recife foi a única cidade do Nordeste a figurar na lista das 50 cidades mais competitivas do país.
Quando desmembramos o ranking do Nordeste, excluindo-se as capitais, Garanhuns crava a 3ª posição geral, atrás somente de Sobral e Caruaru.
DESAFIOS
Apesar da melhora considerável, Garanhuns ainda tem desafios a vencer, como por exemplo, melhorar sua inserção econômica, sustentabilidade fiscal, acesso e qualidade da saúde, segurança e meio ambiente . Com relação à qualidade da saúde, apesar de ocupar apenas a 209ª posição em 2023, a cidade subiu 143 posições em relação a 2022.
DESEMPENHO EM PERNAMBUCO
Em Pernambuco, todos os municípios analisados apresentaram melhora em relação a 2022, com exceção de Petrolina, que perdeu cinco posições e ficou em 263º lugar. Apesar do desempenho do Recife, poucos municípios fazem companhia à Capital no Ranking dos 200 mais competitivos do País. Apenas Caruaru (181º) e Garanhuns (195º) aparecem na lista
CORREÇÃO:
DIFERENTEMENTE DO PUBLICADO ANTERIORMENTE, GARANHUNS NÃO FOI A CIDADE QUE MAIS AVANÇOU NO RANKING DE COMPETITIVIDADE NO NORDESTE E SIM UMA DAS 5 QUE MAIS AVANÇARAM JUNTO COM SÃO CRISTÓVÃO E NOSSA SENHORA DO SOCORRO, EM SERGIPE, E SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE E GOIANA, EM PERNAMBUCO.
ENTRETANTO NENHUM DOS CINCO MUNICIPIOS ESTÁ A FRENTE DE GARANHUNS NO LEVANTAMENTO GERAL DE CIDADES DO NORDESTE ONDE GARANHUNS SUBIU DA 16° PARA A 8 ° POSIÇÃO.
A PUBLICAÇÃO FOI CORRIGIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.