Sensibilizados com a forte alta nos índices de violência na cidade de Garanhuns e empenhados em ajudar a amenizar o problema, o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e Fernando Vavá Moraes enviaram, via gabinete do deputado em Brasília, um ofício solicitando a reabertura de um importante estabelecimento de ensino profissionalizante do SENAI na cidade, que foi inaugurado no 1º mandato do presidente Lula.
Trata-se da Escola Técnica Euridece Ferreira de Melo, que fica na avenida Sátiro Ivo, bairro do Magano.
Com uma área de 4 mil metros quadrados, com 5 salas de aulas, 3 laboratórios, oficinas, restaurante, auditório e estacionamento, o complexo está pronto para receber 720 alunos, mas atualmente encontra-se fechado.
A escola técnica pertence ao Senai e foi inaugurada em 2005 pelo próprio presidente Lula. O valor do prédio foi orçado à época em cerca de 3 milhões de reais
“A nossa sugestão, enviando o ofício, é que a escola volte a funcionar com os cursos profissionalizantes, a exemplo dos cursos da energia Eólica e Solar e cursos que possam se integrar o agronegócio. Lembrar que em nossa região o agronegócio vem crescendo muito e precisarmos avançar nessa importante mão de obra qualificada", explicou Vavá Moraes
Escola técnica do Senai em GaranhunsMesmo a cidade de Garanhuns estando na 4ª colocação do estado no ranking das mais violentas, segundo 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com 44,9 homicídios por 100 mil habitantes, a direção do SENAI não se sensibilizou com o pedido e deu uma resposta negativa dizendo que o encerramento da escola foi lastreado no planejamento estratégico da Instituição.
Ainda sobre a resposta do Senai, o encerramento das atividades presenciais da escola foi deliberado por unanimidade pelo Conselho Regional do SENAI em maio de 2020 tendo o processo sido concluído em maio de 2021.
Com a decisão, mais de 700 alunos estão sem aulas há mais de dois anos. Como como todos sabem, a evasão escolar é sim uma das maiores causas do aumento da delinquência juvenil no nosso país. Agora, tanto o deputado quanto Fernando Vavá. se comprometem a continuar batalhando junto a outras instâncias pela reabertura da Escola Técnica Euridece Ferreira de Melo, em Garanhuns.
Com Informações e texto da assessoria do Partido Avante em Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.