O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) divulgou esta semana dados sobre o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto nos municípios de PE
Garanhuns se destacou no acesso à água se posicionando nos 12% das cidades do estado onde o precioso líquido chega a 100% dos moradores. Junto com Garanhuns destacaram-se também com 100% de acesso: Tuparetama, Serra Talhada, Verdejante, Surubim, Salgueiro, Cachoeirinha, Lajedo, Afogados da Ingazeira, Ilha de Itamaracá, Sairé, Fernando de Noronha, Paulista, Tamandaré, Petrolina, Caruaru, Cupira, Belo Jardim, Gravatá, Olinda e Arcoverde.
Os piores cenários referentes ao acesso à água foram encontrados nas cidades de Santa Cruz da Baixa Verde (1,5%), Paranatama (12,02%), Jupi (15,61%), Jataúba (20,12%) e Casinhas (22,31%).
Já na análise sobre coleta de esgoto 13, 38% da população de Garanhuns tem acesso ao serviço, índice abaixo da média do estado e do país.
ESTADO
O estudo mostrou que apenas 30,8% da população do Estado dispõem de serviços de coleta de esgoto, enquanto que 83,56% têm acesso à água.
Já no Recife, os serviços de água e esgoto são disponibilizados a 96,43% e 44,99% da população, respectivamente.
Os números estão abaixo das médias nacionais que são de, respectivamente, 84% (água) e 55,81% (esgoto).
O Painel de Saneamento do TCE foi elaborado com base no diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, referente a 2021. Nele, foram analisadas 172 cidades e o distrito de Fernando de Noronha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.