TEMPOS DIFÍCEIS:
A Reitoria da UFAPE ( Universidade Federal do Agreste de Pernambuco), com sede em Garanhuns , endossou uma manifestação de indignação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com relação a redução de recursos destinados às universidades federais em 2024.
Segundo a nota da UFAPE, o orçamento da União para o próximo ano, aprovado na última sexta, 22 de dezembro pelo Congresso Nacional, traz uma perda superior a 300 milhões de reais para todas as universidades federais, isto em relação a 2022.
" É uma situação, no mínimo, desafiadora realizar a gestão universitária numa situação tão adversa. Esse cenário não faz jus a importância e relevância das Universidades brasileiras ao longo da formação socioeconômica do Brasil, seu papel de indutor social e de promotor de inovação tecnológica e desenvolvimento territorial com foco na sustentabilidade. Assim, vemos como urgente a sensibilidade para a recomposição orçamentária das instituições Federais de Ensino Superior para assegurar o seu bom funcionamento, "diz a nota assinada pelo Prof. Airon Aparecido de Melo, Reitor da UFAPE.
Já a Andives pontuou no seu manifesto, entre outras coisas, que as reitoras e os reitores das universidades federais brasileiras vêm, mais uma vez, destacar a necessidade urgente de recomposição do orçamento das universidades federais para 2024.
" Esses recursos são imprescindíveis para custear despesas como água, luz, limpeza, serviço de vigilância,além do pagamento de bolsas e auxílio aos estudantes", diz a nota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.