A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (6), em Flores, no Sertão do Pajeú, a primeira etapa de uma usina de autoprodução de energia elétrica que vai abastecer unidades da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Um projeto similar contará com a construção de três usinas solares no município de Garanhuns, aqiui no Agreste, com capacidade de 68 MW de potência instalada. Serão construídas usinas com mais de 100 mil placas solares instaladas para geração de energia solar.
O parque solar em Flores, assim como será o de Garanhuns, foi adquirido por meio de arrendamento através de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Compesa e o Consórcio Pernambuco Energia, um movimento inédito no Brasil para a autoprodução de energia.
Na inauguração em Flores a governadora Raquel Lyra disse que a Compesa inova no Brasil como a primeira empresa de saneamento do país a fazer uma Parceria Público Privada para garantir autogeração de energia, barateando os custos da companhia com uma grande usina de energia solar instalada no sertão do Pajeú.
"Esta é só a primeira etapa, e estamos caminhando também para trabalhar com a energia mais limpa e sustentável, com diminuição dos custos, gerando mais eficiência na operação da companhia que precisa entregar água na torneira da casa da população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Segundo apurou o portal, a usina de produção de energia fotovoltaica da Compesa em Garanhuns deve começar a ser construída no final de 2024. Os pontos onde ficarão fixadas as placas solares ainda estão sendo estudados.
Ainda segundo informações, a ação da Compesa em Garanhuns vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos na construção do complexo contribuindo para a economia da cidade.
A economia para a Compesa depois dos dois parques prontos será de cerca de 1 bilhão de reais
A autoprodução de energia é uma solução encontrada por grandes empresas no País como uma alternativa para reduzir custos e assegurar o acesso à energia renovável, com foco na descarbonização. A ação é obtida por meio de Ambiente de Contratação Livre (ACL), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.