Imagem ilustrativa
O IBGE divulgou nesta sexta (22) novos dados sobre o censo 2022, desta vez sobre saneamento e coleta de lixo. As informações mostram como é o acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil. O portal V&C acessou o site do IBGE para conferir a situação de Pernambuco e de Garanhuns.
No maior município do Agreste, 85,87% dos moradores tem acesso ao abastecimento adequado de água. 59,57% dos moradores tem acesso a rede de esgoto adequada. Já 98,7% dos moradores de Garanhuns tem banheiro exclusivo em casa e a coleta de lixo chega a 91,55% da população.
Com relação à coleta de esgoto a pior situação em Pernambuco foi a de Manari, onde 96% dos moradores não tem acesso à rede de esgoto adequada. Se pegarmos só o Agreste Meridional, a pior situação foi a de Paranatama com 79% da população sem acesso à rede de esgoto adequada.
Ainda sobre Garanhuns, o censo mostrou que, embora 98,7% da população tenha banheiro em casa, os 1,3% restantes, ainda é um número expressivo. Isso significa dizer que 1.852 pessoas residentes em Garanhuns não tem banheiro em casa.
ÁGUA, ESGOTO E COLETA DE LIXO
Já 57.615 garanhuenses não têm acesso a uma rede adequada de esgoto. Quando o assunto é abastecimento de água, 20.136 pessoas ainda não são abastecidas pela Rede Geral de Água da Compesa. Por fim, quando o IBGE analisou a coleta de lixo em Garanhuns, extraiu dos dados que cerca de 12 mil pessoas não tem coleta de lixo passando na sua rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.