Um estudante universitário do Distrito de São Pedro fez uma reclamação acerca da falta de acesso dos estudantes que moram no distrito e cursam faculdade pública em Garanhuns.
Segundo ele, o problema acontece com universitários que passaram recentemente para uma das universidades públicas em Garanhuns, como a UFAPE e a UPE.
"Nós estamos impossibilitados de ir a faculdade por conta da falta de vagas do transporte escolar municipal, que leva os universitários e estudantes do turno da noite aqui de São Pedro até Garanhuns".
De acordo com o jovem, o transporte a que ele se refere é de fomento municipal porque é disponibilizado pela Prefeitura de Garanhuns para carregar os estudantes de São Pedro
"Fomos na Secretaria Municipal de Educação e informaram que não há vagas e que tem estudantes na fila de espera para conseguir uma vaga no transporte escolar municipal," disse.
O estudante revelou ainda que a SEDUC aconselhou a procurarem a Gerência Regional de Educação para verificar a possibilidade de o transporte público estudantil custeado pelo Governo do Estado levar os estudantes sem vagas garantidas, entretanto, a GRE alegou que o transporte escolar estadual só pode transportar os estudantes da rede estadual de ensino que fazem até o 3º ano do ensino médio.
"É revoltante. Mesmo sendo estudante de faculdade pública, não temos o direito de usufruir do transporte escolar gratuito e no momento estamos sem ter o acesso à educação," frisou o universitário, que ainda revelou que vai levar o caso ao MPPE.
O Portal V&C manteve contato com a Secretaria de Educação de Garanhuns, que disse que o transporte escolar é disponibilizado prioritariamente para os estudantes da Rede Municipal de Ensino e que em caso de vagas disponíveis, há o atendimento de universitários.
A Pasta pontuou que no caso de São Pedro durante a noite, são transportados estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foram disponibilizadas algumas vagas para ensino superior, mas sem que houvesse a alteração da rota.
A Seduc reiterou que novas rotas não podem ser criadas e também não pode ser feita a contratação de um outro veículo para atender estudantes que não são da Rede Municipal.
O Portal tenta contato com a GRE e com a Secretaria Estadual de Educação visando obter maiores esclarecimentos acerca da questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.