sexta-feira, 19 de julho de 2024

GUERRA DE FESTIVAIS: Festival Pernambuco Meu País chega a Bezerros hoje

 


Enquanto o FIG segue a pleno vapor em Garanhuns, abrindo de hoje para amanhã vários polos culturais, o Festival Pernambuco Meu País aporta nesta sexta, (19) em Serra Negra, no município de Bezerros, no Agreste Central, depois de já ter passado por Taquaritinga do Norte. De hoje até o domingo (21), serão realizadas dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais, espalhados em oito palcos/linguagens que ficarão na Praça da Vila e no Polo Cultural de Serra Negra. 

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressaltou. Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, “o Pernambuco Meu País é uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”. 

 O público poderá curtir três dias de shows no palco Pernambuco Meu País, que terá, pela primeira vez, apresentação do espetáculo homônimo produzido em homenagem a Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, com direção de Jam da Silva e Maria Paula Costa Rêgo. 

Hoje, sobem ao palco Joyce Alane, Almério e Duda Beat. Amanhã, será a vez de Ciel Santos, Ylana (participação especial de Gabi da Pele Preta), The Fevers e Paulo Miklos. No último dia, apresentam-se os artistas Isadora Melo, Erisson Porto, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercillo.

 Além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades. Uma das ações de destaque é o Cortejo Brincantes, que acontecerá nos três dias do festival, com apresentações itinerantes pelas ruas de Serra Negra e na Praça da Vila. 

A atividade contará com a participação de grupos da cultura popular como Boi Treloso do Recife, Maracatu Rural Leão Vencedor de Chã de Alegria, Caboclinho União Sete Flexas, Bloco Carnavalesco Misto da Saudade, entre outras atrações. F!"#$%è& – O Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). As informações em detalhes do evento estão disponíveis em www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou na conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...