quarta-feira, 7 de agosto de 2024

URGENTE: Primeiro caso de febre Oropouche é registrado em Garanhuns

 


Garanhuns registrou o primeiro caso de febre Oropouche. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde, que contabilizou na última semana mais 29 casos da doença, um destes em Garanhuns. Com isso, Pernambuco passa a ter 118 casos da doença. 


Além de Garanhuns, novos casos foram registrados nos municípios de Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém e Bonito. O Portal V&C manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, mas não obteve retorno. 

Transmitida pelo maruim, a febre Oropouche se tornou foco de atenção entre as arboviroses diante do aumento de casos notificados nos últimos meses, em todo País.  

A população, agora, está diante de um novo desafio: aderir a estratégias de prevenção contra o mosquito já que não há vacinas que evite a doença. 

Diante disso há que se redobrar os cuidados, principalmente as gestantes.  Recentemente, foi registrado o primeiro óbito fetal do país aqui em Pernambuco, decorrente da febre oropouche. Era um feto de 30 semanas cuja mãe, de 28 anos, era de Rio Formoso, Zona da Mata sul do estado e adquiriu a doença. 

Prevenção 

O combate aos vetores exige reforço nas medidas de proteção no sentido de reduzir a chance de ser picado, sobretudo, em  áreas onde há presença excessiva de maruins. 

Entre as principais recomendações estão a utilização de roupas que reduzam a área de pele exposta (camisas de manga longa e calça), aplicação de repelentes de insetos à base de icaridina nas áreas expostas da pele, evitar ou reduzir a exposição às picadas dos insetos

Outra orientação é a instalação de telas em portas e janelas, além de mosquiteiros em camas e redes de dormir que ajudam a impedir a entrada dos insetos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...