Garanhuns foi destaque em Caruaru
O espetáculo para infância e juventude, com o incentivo da lei Paulo Gustavo municipal, "A Lenda do Boi Bumbá", ganhou prêmio especial do júri pelo incentivo à arte nas escolas públicas no FESTIC, Festival de Teatro de Caruaru edição 2024. A apresentação, encenada por jovens da Erem João da Mata, com a direção teatral de Pacheco Neto, foi ovacionada pelo público e recebeu elogios unânimes da crítica teatral.
Já no teatro adulto, o monólogo A Dama da Noite, interpretado pelo consagrado ator garanhuense, Marcelo Francisco, trouxe, junto ao seu também diretor Pacheco Neto, prêmios de Melhor Ator e Melhor Espetáculo.
Ainda sobre a Lenda do Boi Bumbá, o diretor Pacheco Neto pontuou que o grupo de jovens da Erem João da Mata resolveu montar o espetáculo após participarem de uma oficina com ele. O objetivo maior era contrapor a invisibilidade da cultura popular nos dias atuais. "Eles quiseram resgatar esta história. São jovens que querem manter a cultura popular viva, destacando lendas folclóricas como o Jaraguá, a Burrinha e as tradicionais Brincadeiras de Roda", frisou Pacheco Neto.
Em um momento com a crítica especializada, os jovens atores da Erem João da Mata ouviram elogios pelo bom desempenho no festival, mas também colheram orientações e aconselhamentos importantes para o futuro.
"Percebemos a organização com a qual vocês trouxeram o espetáculo e, quando a coisa começa a se organizar, a gente percebe que é disso que vem o futuro da cultura popular, sobretudo quando ela se difunde com essa contemporaneidade toda. Isso pra mim traz uma nova linguagem organizacional. Esse tipo de grupo, se confundindo com o momento atual, essa é a pegada. Essa é a nova forma de fazer, que pode tornar vocês empreendedores do teatro," disse o cineastra, ator e produtor Rafael Amâncio.
O ator e produtor teatral Leidson Ferraz lembrou do cuidado com que Pacheco traz os espetáculos para cena. Ele também Falou da importância de já se começar com um financiamento e organização, como foi o caso da Lenda do Boi Bumbá. "É a partir dessas iniciativas que nascem os grupos de teatro. Estou impressionado e acredito que vocês possam trilhar um caminho muito bonito,", registrou Leidson, que também é pesquisador do teatro, jornalista e historiador.
É Garanhuns brilhando com sua cultura e com seus artistas e estudantes na Capital do Forró.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.