Com aproximadamente 700kg, uma vaca, conhecida como Esmeralda, tem chamado atenção na cidade de Venturosa, Agreste de Pernambuco em relação à quantidade de produção de leite. Em um torneio, no último fim de semana, ela produziu 109,500 kg de leite ( cerca de 105 litros de leite) em um único dia, quatro vezes a média da raça.
Da raça Girolando, o animal tem um tratamento especial, digno de um "atleta de verdade", que entra na competição para ganhar o primeiro lugar. E foi isso que aconteceu no último sábado, em Pedra, Agreste do Estado. A Esmeralda participou de uma competição com outros 102 animais no distrito de São Pedro do Cordeiro.
Ela recebe uma alimentação melhor, cuidados 24h por dia, muitos banhos, ventilador a todo tempo. A qualidade do leite é boa, na competição contabilizamos os litros em quilos", disse Sebastião da Costa, organizador do evento.
O 28º Torneiro Leiteiro acontece anualmente e teve duração de seis dias. A produção de 109,5 kg de leite em apenas duas ordenhas é a maior já registrada na região para um animal desse porte.
O feito coloca Esmeralda próxima do recorde mundial, atualmente detido pela vaca Baleia, que produziu 132,2 kg de leite durante o Torneio de Gado Leiteiro de Passos.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.